SME fortalece Comissão Técnica de Educação e Formação    Profissional

 

Virgínia Campos, Adriana Tonini e Flávio Fontes, da SME 

A SME conta agora com uma atuante Comissão Técnica de Educação e Formação Profissional. A nova delegação tem como objetivo contribuir com a análise e o aperfeiçoamento de políticas públicas, instrumentos de avaliação e iniciativas voltadas à formação superior em engenharia e áreas afins. A CTEFP é coordenada por Adriana Tonini, conselheira da SME e presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge)

O fortalecimento é um desdobramento do Encontro Regional Abenge de Educação em Engenharia– Região Sudeste, realizado no dia 24 de junho, na sede da SME. “Sinto-me muito honrada em aceitar o convite da presidente Virgínia Campos. A engenharia brasileira demanda ações significativas para a construção de currículos inovadores que considerem as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em engenharia. É fundamental que esses currículos desenvolvam as competências esperadas nos egressos pelo mercado de trabalho”, disse Adriana Tonini.

Como primeira atividade, Virgínia sugeriu à comissão o acompanhamento do Instrumento de Avaliação in loco de Cursos de Graduação da Área da Educação, atualmente em consulta pública. “O foco do grupo será interagir com as entidades que estão identificando aspectos relevantes à engenharia, à formação interdisciplinar e à articulação com o mundo do trabalho, resultando em contribuições institucionais qualificadas que expressem o posicionamento da SME nesse processo”, disse Virgínia.

A avaliação institucional, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ocorre para que as instituições possam ser credenciadas ou recredenciadas, conforme decisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC)A avaliação de curso ocorre para que cursos de graduação possam ser autorizados, reconhecidos, ter a renovação de reconhecimento conferida ou ainda a transformação de organização acadêmica, conforme decisão da Seres/MEC, tendo como referencial básico o resultado da avaliação in loco.

José Cláudio Vieira, Davina Braga, Virgínia Campos e Álvaro Goulart

Virgínia vê com especial importância interação da SME na consulta pública do INEP. “Essa participação é estratégica por diversas razões que se alinham ao compromisso institucional da SME com a qualidade da educação e a valorização da formação em engenharia”.

Entre elas, a presidente destaca:

  1. Compromisso com a formação de qualidade: A SME reconhece a formação superior como base para o desenvolvimento da engenharia. Contribuir com instrumentos de avaliação eficazes é defender uma formação alinhada às demandas do setor produtivo, da inovação e da sustentabilidade.
  2. Integração entre Engenharia e Educação: Os cursos de engenharia envolvem competências pedagógicas e práticas formativas. A SME pode contribuir com propostas que aproximem ciência, tecnologia e educação.
  3. Atuação representativa e propositiva: Como entidade precursora do Sistema Confea/Crea, a SME reafirma seu papel na sociedade civil ao contribuir para políticas públicas e o aprimoramento do ensino superior.
  4. Engenharia com responsabilidade social: Ao participar da consulta, a SME apoia a formação de profissionais preparados para desafios contemporâneos como sustentabilidade, inovação e equidade.
  5. Fortalecimento da democracia técnica: A SME reafirma seu compromisso com o diálogo institucional e a construção coletiva de soluções educacionais.

Palestrantes e convidados na foto oficial do evento 

Para contribuições como essa, Adriana Tonini conta com uma equipe de especialistas.

Comissão Técnica de Educação e Formação Profissional – SME

Coordenação: Adriana M Tonini

 Alessandro Fernandes Moreira – UFMG

Aloísio André dos Santos – FUMEC

Carlos Eduardo Sanches – UNIFEI

Danilo Pereira Pinto – UFJF

Flávio Antônio dos Santos – CEFETMG

Lauro Soares de Freitas – PUC MG

Mário Neto Borges – UFSJ

Paula Bamberg – UFMG

Paulo Henrique Vieira de Magalhães – UFOP

Pedro Prates Valério – UNA

Viviane Santos Birchal – UFMG

 

 

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