SME promove debate sobre engenharia segura e de qualidade

A SME realiza no dia 29 de abril o seminário Licitação e Contratos para uma Engenharia Segura e de Qualidade. O evento vai destacar a importância de se ter uma engenharia segura, quesito fundamental à segurança do trabalho, bem como debater como a forma de seleção e de contratação de serviços e profissionais influencia na obtenção de um serviço de engenharia qualificado.

O tema merece atenção e foco para reduzir números de guerra. O Brasil registrou mais 612 mil acidentes de trabalho em 2022, Minas Gerais é o segundo do país em ocorrências do tipo. O estado teve 63.812 anotações nesse ano. São Paulo lidera o ranking com mais de 204 mil notificações. Os dados constam no Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, rede de cooperação e dados estatísticos formado pela Ministério Público do Trabalho (MPT), Organização Internacional do Trabalho, além de dados fornecidos pelo SUS e IBGE.

De acordo com dados desse último levantamento, 2.538 trabalhadores perderam a vida enquanto trabalhavam, uma média de um óbito a cada 3 horas e 40 minutos.

No evento, a SME fará um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho.

https://smartlabbr.org/sst/localidade/31?dimensao=frequenciaAcidentes

 

Debates técnicos

A abertura dos debates na SME está marcada para às 9h. A primeira palestra Licitação e Contratos e uma Engenharia com maior Segurança para os Trabalhadores será ministrada por Roberto Britto. Professor no curso de MBA em ESG e Sustentabilidade Empresarial na Universidade Anhanguera São Paulo, Roberto tem experiência internacional em projetos de amplitude corporativa em Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

Às 10h30 está programada uma mesa de debates sob o tema Licitação, Contratos, Responsabilidade e os Acidentes na Engenharia. O Geólogo Leandro Quadros Amorim falará sobre a complexidade e as responsabilidad em rompimentos de barragens de rejeito. O engenheiro civil Mário Cicareli abordará a ausência da engenharia ou de drenagem urbana em enchentes e deslizamentos.

Na mesma mesa, o engenheiro de fortificação e construção André Kuhn irá destacar modelos de licitação e contratos e a responsabilidade solidária. O vice-presidente de Relações Institucionais da SME Adalberto Rezende será o coordenador da mesa. Ele ex-professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde lecionou na Escola de Engenharia e na Escola de Arquitetura e Urbanismo.

O evento tem patrocínio da Foco, empresa especializada em gestão de contratos.

Serviço:

DATA: 29 de abril

HORÁRIO: 9h às 13h

LOCAL: Centro Tecnológico e Cultural SME | CBMM.

Inscrições pelo site:

https://www.sympla.com.br/evento/licitacao-e-contrato-para-uma-engenharia-segura-e-de-qualidade/2411099

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *