Foto: Sede da SME
A Sociedade Mineira de Engenheiros irá contar, a partir de setembro, com o Conselho Consultivo para o Progresso da Engenharia. O fórum, de caráter permanente, será formado por ex-presidentes da SME e por Engenheiros do Ano, agraciados pelo Conselho da Medalha, além de profissionais de reconhecida atuação em Minas Gerais. A constituição do Conselhão honra compromisso da diretoria eleita, firmado no plano de gestão 2020/2023.
Segundo a presidente da SME Virgínia Campos, o conselho irá contribuir com a gestão da entidade, sendo base para o posicionamento estratégico da SME em defesa da Engenharia, de seus profissionais e do desenvolvimento do país. “Acreditamos na cooperação como instrumento do associativismo e queremos compartilhar recursos humanos de excelência para um trabalho transformador. Uma aliança baseada em valores como solidariedade, representação e propósito”, avalia.
Presidente do Conselho Deliberativo da SME, o engenheiro eletricista Carlos Augusto Leite Brandão se diz honrado com a iniciativa, já que partiu dele a proposta de constituição do Conselho quando de sua candidatura à presidência da SME. Como houve à época consenso pelo nome de Virgínia, os três grupos que disputariam o pleito acordaram pela chapa única União como força, que avança agora com a proposta. “Valorizo muito a constituição desse conselho, que irá se voltar a grandes questões. Trata-se de um grupo com grande capacidade, com experiência e conhecimento técnico para levar propostas que defendam o valor da Engenharia em Minas e no país. Seremos propositivos”, garante o Brandão.
O engenheiro eletricista Aloísio Vasconcelos também celebra a constituição do Conselho Consultivo. Ex-presidente da SME e eleito Engenheiro do Ano em 2018, ele afirma que a SME tem tradição de boas lideranças, que trarão contribuições para fortalecer a entidade diante de temas relevantes. “São pessoas cultas e de grande vivência. Temos experiência e muita informação acerca do sistema econômico, sobre mobilidade e meio ambiente, além de setores que impactam o desenvolvimento”, disse. Vasconcelos reforça ainda que a SME deve ser protagonista em debates afeitos à Engenharia. “Temos legislações claras a respeito de atribuições da área tecnológica. E vimos profissionais de outras áreas assumindo postos que só cabem a engenheiros”, alerta o ex-presidente da Eletrobras.
Atuação do Conselho
De acordo com a proposta, o Conselho Consultivo será representado nas reuniões de diretoria por um secretário-executivo, escolhido entre seus pares durante o mandato. As atas e os trabalhos desse conselho serão publicados no site da SME.
Outra importante atribuição do Conselho Consultivo é a participação no Conselho da Medalha do Engenheiro do Ano, que reúne membros da diretoria da SME, dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e o chanceler da medalha, este designado pela presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros. O Conselho da Medalha deverá ser convocado até o final de setembro e a outorga da distinção ocorrerá no dia 11 de dezembro, em tradicional evento realizado na sede da entidade, em Belo Horizonte.