Entidades Precursoras apresentam Programa Nacional de Capacitação

Entidades Precursoras apresentam Programa Nacional de Capacitação

 

Foto 1 – representantes das entidades em Gramado

As Entidades Precursoras irão apresentar o Programa Nacional de Capacitação ao Confea no próximo ano. A proposta é promover cursos na modalidade presencial, online ou híbrida em parcerias com entes da sociedade civil tendo na engenharia a base para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Tudo alinhado com a filosofia do ESG. A proposta será consolidada no 13º Encontro de Líderes Representantes do sistema Confea/Crea, em fevereiro de 2024. A expectativa é de que primeiros cursos sejam ministrados no segundo semestre de 2024.

O calendário foi fechado em reunião de representantes das Entidades Precursoras na Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), em Gramado, no Rio Grande do Sul. “Como ponto de partida propomos 122 cursos, organizados em 16 eixos temáticos, contemplando assuntos de interesse das engenharias, agronomia e geociências provido pelos membros do grupo das entidades precursoras, além de especialistas nacionais e internacionais”, explica o engenheiro Maurício Balensiefer, professor da Universidade Federal do Paraná.

A UFPR é uma das 42 entidades precursoras regularmente registradas no sistema Confea/Crea. Elas recebem essa denominação porque foram criadas antes da promulgação do Conselho Federal de Engenharia e dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia. Um fórum importante, dedicado aos organismos históricos e que tem o reconhecimento do sistema Confea/Crea.

São dez da Região Norte, quatorze do Nordeste, quatro do Centro-Oeste, cinco do Sudeste e nove do Sul. Esse fórum é coordenado pela presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), engenheira civil Virgínia Campos. A nomeação por aclamação ocorreu no 28 de fevereiro deste ano, durante o 12º Encontro de Líderes, em Brasília. “Nosso stand na SOEA foi uma demonstração da aliança e força das entidades. Recebemos muitas visitas importantes, como a da presidente do Crea-RS Nanci Walter, anfitriã do evento. Também passaram por lá muitos jovens, futuros profissionais, que perceberam a importância de uma autarquia e uma entidade de direito civil. Com potencialidades diferentes e complementares”, comemorou Virgínia.

Foto 2 – Foto no stand com a presença da presidente do Crea-RS

As Entidades Precursoras não dispõem de vínculo formal com as autarquias. Os conselhos são serviços autônomos, criados por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública. Além de força e representatividade, as EPs têm pautas próprias, como a retomada de obras federais paralisadas e a defesa da inovação como estratégia à superação dos desafios da engenharia. “Nossa disposição é fortalecer as entidades, torná-las perenes e promotoras de desenvolvimento. Mantê-las atuantes é uma forma de contribuir para que os brasileiros tenham acesso à moradia, educação, segurança alimentar, saneamento básico, entre outros tantos serviços essenciais”, reforçou Virgínia, que esteve na SOEA a convite do Confea.

Realizado desde 1940, a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia é promovida pelo Sistema Confea/Crea, em parceria com a Mútua, e reúne milhares de participantes de todo o país, que debatem temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira. O tema desse ano foi a Importância da Engenharia na Soberania Nacional.

Link do Programa Capacita: https://drive.google.com/file/d/1lLiafGrBAK0tzYGI7erZKm49DLlbENqk/view?usp=sharing

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *