Nota de pesar

A Sociedade Mineira de Engenharia (SME) recebe com tristeza e pesar o falecimento da professora Beatriz Alvarenga Álvares, ocorrida no domingo, 19 de novembro.

Beatriz foi pioneira e empreendedora na área da educação. Foi a primeira professora de Física do Colégio Estadual Central de Belo Horizonte. Em 1946, graduou-se em Engenharia Civil na Escola Livre de Engenharia, que seria incorporada à UFMG. Era a única mulher naquela formatura. Fez especialização no Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA).

Em 1968, liderou com outros docentes a criação do Departamento de Física no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal. Sua contribuição foi além da presença marcante em sala de aula. Como autora de livros didáticos, deixou obras que até hoje inspiram educadores e alunos.

A coleção Física – contexto e aplicações é um best seller entre os materiais didáticos nacionais. Publicada em coautoria com o professor Antônio Máximo, a obra enfoca experiências e observações práticas, que sempre defendeu.

Beatriz integrou a lista das Pioneiras da Ciência no Brasil. Ela se aposentou em 1987 e recebeu, dois anos depois, o título de professora emérita da UFMG. Mesmo após tantos anos de docência, dedicou tempo e conhecimento para aproximar jovens da Física.

Partiu aos 100 anos. Seu legado fica para sempre. Nosso abraço à família, colegas de jornada e amigos.

Virgínia Campos
Presidente da SME

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *