Projeto social na SME é aprovado na Lei Rouanet


Foto: Orquestra Vortz em apresentação na Sala São Paulo / SP

O projeto da Associação Vortz, em parceria com a SME, foi aprovado no edital da Lei Rouanet. Com a seleção, empresas podem se habilitar a investir no “Vortz para todos” e reverter todo o valor aplicado em incentivo fiscal por meio da concessão de créditos provenientes do edital. A descrição do projeto, aceito sem ressalvas pelo Ministério da Cidadania, foi defendida pelo violonista Rudolf Tschoepe, diretor executivo da Vortz.

A Associação Vortz irá desenvolver atividades de preparação de adolescentes para o primeiro emprego e a integração deles com a arte, utilizando a música como metodologia de educação e cultura. A finalidade do projeto é capacitar, incentivar e facilitar o acesso à música instrumental de forma simples e agradável. Com a adesão das empresas, será possível iniciar a adaptações físicas no prédio da SME, base para a realização da ação junto ao público-alvo.  “Com todos os ajustes administrativos e legais necessários, poderemos começar os cursos em maio do próximo ano”, prevê Rudolf.


Foto: O violonista Rudolf Tschoepe, diretor executivo da Vortz.

R$ 8 milhões em recursos

O edital permitirá o aporte de R$ 8.754.587,50 à formação de jovens. A receita dá condições à oferta de oficinas de música erudita três vezes na semana, nos turnos da manhã e à tarde, com seis horas diárias, totalizando 648 horas/aula durante a execução do projeto. Irá garantir ainda musicalizar 90 crianças no primeiro ano através de aulas de flauta doce e canto coral, nos turnos da manhã e da tarde, totalizando 216 horas/aula.

O projeto aprovado vai oferecer também aulas de inglês integradas às aulas musicais, para que os alunos possam entender comandos universais em convivência de orquestra. Os alunos terão aulas sobre comportamento em geral e boas práticas profissionais. A abordagem prevê ainda noções básicas de entendimento doméstico, tais como: higiene pessoal, segurança alimentar, oratória, comunicação e iniciação à teoria da arte e filosofia.

A presidente da SME Virgínia Campos confia na adesão de empresas e tem dado apoio na interlocução junto à iniciativa privada.  Para ela, a parceria reafirma a importância que a entidade atribui a estreita ligação da cultura com a engenharia, ao criar ambiente que, além do papel educativo, promove ascensão moral, social e econômica para os jovens.

De acordo com Virgínia, a SME tem como premissa a aproximação da sociedade ao universo das engenharias evidenciando que arte, cultura, educação, e tecnologia se complementam. “O propósito de nossa parceria na construção e manutenção desta escola musical é tornar-se um projeto de referência, explorando um amplo cenário cultural e expandindo o acesso para a comunidade. Assim, conectamos jovens carentes a um sistema fluído de arte e conhecimento”, define a presidente.

Seleção dos alunos

Serão abertas 500 inscrições para a região metropolitana de Belo Horizonte. Os alunos serão avaliados e, após a primeira análise, serão definidas as 90 vagas destinadas às oficinas. Os demais inscritos ficarão cadastrados para futura seleção para a continuidade do projeto. A avaliação será feita por empenho, disciplina e grau escolar.

A Orquestra da Associação também terá papel fundamental ao conhecimento do projeto, apresentando concertos didáticos gratuitos, executando um repertório vasto. E, desta forma, gerar oportunidades para que os jovens possam ter a experiência única de aprender sobre música e seus elementos, próprios de todo ser humano: audição, criatividade e expressão rítmica. “Para isso, serão ministradas oficinas de música e a realização de concertos oficiais e didáticos em Belo Horizonte e em São Paulo”, antecipa Rudolf.

O projeto “Vortz para todos” quer valorizar e reconhecer jovens carentes, contribuindo para transformá-los em pessoas ativas e com maiores chances de ingressarem no mercado de trabalho. Isso poderá gerar um efeito multiplicador em seu núcleo de relacionamento. Transformar pela música, com engenharia e olhar atento ao futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *