SME recebe título de sócio fundador do World Energy Council Brasil

A Sociedade Mineira de Engenheiros recebeu mais reconhecimento importante em sua trajetória quase centenária. A entidade foi certificada como sócia fundadora da World Energy Council Brasil. O comitê local foi instaurado em 13 de novembro de 2023, quando a CEO do Conselho Mundial de Energia (World Energy Council) Angela Wilkison, veio ao Rio de Janeiro para selar o retorno do Brasil à organização.

O Conselho Mundial de Energia é a mais antiga comunidade energética independente e imparcial do planeta. O grupo completou 100 anos no ano passado, com mais de três mil profissionais e entidades de mais de 90 países que lidam com transição energética. “É um grupo qualificado, sem vínculos políticos e de orientação técnica para melhorar a performance dos países em área tão importante para o desenvolvimento. A presença da SME no Conselho tem grande valor para a entidade. E vejo benefícios para o WEC, já que temos um corpo muito qualificado e que pode contribuir em debates em âmbito mundial”, avalia o engenheiro eletricista José da Costa Carvalho Neto, ex-presidente da SME e ex-presidente da Eletrobras.


Foto: José da Costa Carvalho Neto – ex-presidente da SME e ex-presidente da Eletrobras

Costa recebeu o diploma do diretor executivo da WEC Brasil, engenheiro eletricista e nuclear Nelson Leite. Os dois são associados da SME. Com a certificação, a SME tem acesso a documentos importantes, como o Radar da Transição Energética. “O radar destaca as iniciativas desenvolvidas no mundo e aponta tendências e ações desenvolvidas nos países para a transição energética. Há ainda uma ferramenta que aponta às principais inovações para a área no mundo e um relatório que avalia os setores de energia dos países membros”, explica Leite.

O Comitê apoia o desenvolvimento de ações relacionadas aos recursos energéticos e ao uso racional de energia. Promove e estimula estudos, pesquisas e projetos para o desenvolvimento sustentável e a redução dos impactos ao meio ambiente.

José da Costa e Nelson Leite participarão do próximo encontro do WEC, em abril. O Congresso Mundial de Energia será realizado em Roterdã, na Holanda. O evento reúne mais de 200 palestrantes de renome internacional e tem mais de 70 ministros de estado inscritos. O congresso permite ainda diálogo entre governos e une empresas e comunidades de todas as formas e tamanhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *