Virgínia quer protagonismo de MG na economia de baixo carbono


Foto: Abertura evento do Engenheiro na SME

Em uma noite de celebração, a SME acolheu convidados e homenageados na última agenda do ano na sede da entidade em Belo Horizonte. A entrega da comenda ao Engenheiro do Ano é também uma oportunidade de reencontros, network e projeções para o futuro.

Em seu discurso, ao final das homenagens, a presidente da SME agradeceu a presença de todos e disse da importância da agenda. “Essa cerimônia tem um significado especial. Estamos encerrando um mandado de 3 anos de gestão e, em janeiro, iniciaremos um segundo mandato até o final de 2026. Dedicamos o melhor de nossos esforços e capacidades para reorganizar a casa e proporcionar à SME uma posição estratégica para contribuir com relevância a temas caros ao desenvolvimento de nosso estado e país”, ressaltou.


Foto: Ricardo Gontijo, Liliane Valadares Gontijo, Virgínia Campos e Aloísio Vasconcelos

Virgínia dedicou parte do discurso ao homenageado, o engenheiro Ricardo Valadares Gontijo. Disse de sua entrega e qualidades, mesmo diante de tantos desafios que a vida lhe impôs. Para ela, o colega de profissão é um exemplo de conduta e liderança. “Ricardo engrandece a Medalha, e muito nos honra presença de sua família na SME”.

Ciente de sua responsabilidade e atribuições, Virgínia também destacou o valor da Engenharia. Para ela, uma arte da ciência aplicada, na medida em que faz parte das vidas das pessoas, contribuindo para melhorá-las. “Entendemos que a Engenharia deve impactar e ao mesmo tempo ser influenciada pela qualidade de diálogos, pelas demandas, necessidades e expectativas das comunidades. Integrar e compreender, para assim transformar com inovação, dedicação e interesse coletivo”, pontuou.

A presidente continuou e lembrou do aniversário da entidade, que completa em fevereiro 93 anos de contribuição à sociedade. Ressaltou a presença da SME entre as 43 Entidades Precursoras, criadas antes da promulgação do Confea e dos Creas. “Defendemos pautas relevantes, como a transição energética. Nesse caminho, instituímos aqui na SME o Centro de Referência das Engenharias de Baixo Carbono e estamos trabalhando para revitalizar e inserir nossa sede em um circuito permanente de atividades e de interação com empresas e pessoas”, reforçou.

Em 2025, o Brasil irá sediar a COP 30, em Belém no Pará.  Para Virgínia, o país tem potencial para liderar a transição energética. Avanços nos compromissos firmados em agendas globais, como essa, se darão através de soluções de engenharia, a partir de projetos e adaptações à nova economia de baixo carbono. “É preciso promover relações institucionais para contribuir com pautas regulatórias visando maior competividade e abertura de mercados e desenvolvimento de novos negócios pelas vias das soluções da engenharia”. E alertou: “Precisamos atuar de maneira decisiva para atenuar os efeitos das mudanças climáticas. Desde já, e para as gerações que virão”.

Ao final, Virgínia desejou a todos boas festas. “Feliz Natal. Que o espírito de solidariedade nos sirva de guia e referência para que tenhamos todos um Ano Novo de paz, saúde, alegrias e prosperidade”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *