Governo marca primeira reunião do GT de Reciclagem de Veículos


Crédito da Foto: Freepik

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), por meio da Superintendência de Política Minerária, Energética e Logística, realiza no dia 10 de abril a primeira agenda oficial do Grupo de Trabalho criado para propor avanços à reciclagem de veículos no estado. A reunião ocorrerá na às 10 horas da manhã, com a presença dos membros do GT, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

De acordo com o governo, a temática da reciclagem automotiva evidenciou-se ainda mais com a MP 1.205/2023, que intitula o programa Mover e destaca a reciclabilidade de veículos como um marco para o processo de transição energética no país. Há entendimento do governo de que setor pode ser estruturado com vistas a uma solução inovadora para reduzir impactos ambientais, favorecer a economia circular e combater o uso e a venda de peças inadequadas e ilegais.

No convite aos representantes do GT, o governo informa que “é de suma importância a presença dos membros para darmos início na elaboração de soluções para organizar o setor e promover ações que fomentem a cadeia produtiva da reciclagem de veículos em Minas Gerais”. Na reunião será apresentada a metodologia do grupo e suas frentes de trabalho, o cronograma de encontros e as principais pautas que dominarão a agenda de interesse público.

Além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), integram o GT representantes da Secretaria da Fazenda, Detran, agora vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão, e Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG). A SME, responsável pela aproximação entre o governo e empresas do setor, irá representar a sociedade civil no grupo, assim como a Associação dos Lojistas do Comércio, Recuperação, Reciclagem, Ferros velhos e Recolhimento de peças automotivas de Minas Gerais (ADLEX).

O assessor para projetos especiais da SME, Wilson Leal, vê com otimismo os avanços do Grupo de Trabalho. “A criação do grupo é um reconhecimento à mobilização liderada pela SME, que levou a demanda do setor produtivo ao governo. Vejo a primeira reunião como a ignição de um programa maior, transformador. A ideia é construirmos juntos uma agenda, visando ganhos ambientais a partir do desenvolvimento econômico desta atividade”, confia Leal.


Crédito da Foto: Freepik

Agenda primária

A SME identifica e apoia a causa da reciclagem veicular como elo relevante da Economia Circular. Em junho de 2023, a entidade realizou o Seminário Reciclagem e Sustentabilidade na Indústria Automobilística, com a participação da Japan International Cooperation Agency (JICA) e de representantes do governo de Minas e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Ao final do seminário, foi elaborado um documento com as principais demandas e sugestões para avanços econômicos, ambientais e sociais, como geração de postos de trabalho. Entre elas, a necessidade de melhor articulação para um processo sistêmico e ambientalmente correto atrelado à reciclagem de veículos.

Há boas referências em Minas. Criado em 2019, o Centro Internacional de Reciclagem de Automóveis (CIRA) possui tecnologia de ponta fornecida para o desmonte e reciclagem completa de veículos em fim de vida útil. O centro é resultado de parceria entre o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e o governo do Japão. A tecnologia aplicada permite 90% de aproveitamento dos materiais.

Com experiência internacional, Daniel Enrique Castro, fundador do CIRA, diz que Minas dá um passo importante diante de um problema global. “Estamos diante de um grande desafio, em nível mundial: reciclar quase todos os produtos de produzimos e consumimos. Nosso projeto da uma contribuição importante nesse sentido, de reciclar veículos em fim de vida útil. A primeira reunião do Grupo de Trabalho demonstra avanços em uma articulação promissora entre governo, iniciativa privada e a sociedade civil, através da SME”, disse o professor Daniel Enrique Castro, fundador do CIRA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *